Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/554
metadata.dc.type: Artigo de Evento
Título : Tecnologias assistivas e inclusão de estudantes com deficiência visual: estado do conhecimento em dissertações de 2015 a 2020
metadata.dc.creator: Araújo, Olidete de
Magalhães, Claudia do Socorro Azevedo
Neves, Miranilde Oliveira
Suzuki, Júlio César
metadata.dc.description.resumo: O objetivo deste estudo foi analisar as pesquisas realizadas sobre o uso das Tecnologias Assistivas (TA) no processo de inclusão de estudantes com deficiência visual em escolas do campo. A pesquisa, de cunho bibliográfico foi realizada por meio de um levantamento das produções científicas nas plataformas Scielo, Sucupira e Google Acadêmico no período de 2015 a 2020. Os textos utilizados foram selecionados a partir da utilização dos descritores: tecnologias assistivas, inclusão, deficiência visual e escolas do campo. Foram coletados a partir de uma leitura dinâmica, privilegiando o título e resumo, 97 trabalhos. Após a leitura mais concentrada, quatro trabalhos atenderam aos critérios de seleção. Os dados foram analisados e sistematizados de acordo com os resultados das pesquisas selecionadas. Os resultados apontaram para o pouco entendimento sobre o termo TA, principalmente, em relação ao seu uso no processo de ensino e aprendizagem. A falta de formação docente para o uso de recursos de TA também aparece como um dos principais entraves para o ensino e inclusão do aluno com deficiência visual. Ao buscar sobre o uso de tecnologia assistiva em escolas do campo para a inclusão de deficientes visuais, não foram encontradas pesquisas contemplando tais descritores e concluiu-se que os estudos se concentraram em regiões urbanizadas.
Resumen : The objective of this study was to analyze research carried out on the use of Assistive Technologies (AT) in the process of including students with visual impairments in rural schools. The research, of a bibliographic nature, was carried out through a survey of scientific productions on the Scielo, Sucupira and Google Scholar platforms in the period from 2015 to 2020. The texts used were selected based on the use of the descriptors: assistive technologies, inclusion, disability visual and rural schools. 97 works were collected from a dynamic reading, focusing on the title and summary. After more concentrated reading, four works met the selection criteria. The data was analyzed and systematized according to the results of the selected research. The results pointed to little understanding of the term AT, mainly in relation to its use in the teaching and learning process. The lack of teacher training for the use of AT resources also appears as one of the main obstacles to the teaching and inclusion of students with visual impairments. When searching for the use of assistive technology in rural schools for the inclusion of visually impaired people, no research was found covering such descriptors and it was concluded that the studies were concentrated in urbanized regions.
Palabras clave : Tecnologia assistiva
Inclusão
Deficiência visual
Escola do Campo
Assistive technology
Inclusion
Visual impairment
Rural school
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Estadual do Ceará
metadata.dc.publisher.initials: UECE
Citación : Araújo, Olidete de; Magalhães, Claudia do Socorro Azevedo; Neves, Miranilde Oliveira; Suzuki, Júlio César. Tecnologias assistivas e inclusão de estudantes com deficiência visual: estado do conhecimento em dissertações de 2015 a 2020. In: PRÁTICAS EDUCATIVAS, MEMÓRIAS E ORALIDADES, v.6 2023, Fortaleza, 2023.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.doi: https://doi.org/10.47149/pemo.v5.0000
URI : https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/554
Fecha de publicación : 2023
Aparece en las colecciones: Trabalhos publicados em eventos - Castanhal

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Artigo_TecnologiasAssistivasInclusão.pdf273,15 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons