Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/557
Tipo: | Artigo de Evento |
Título: | Ensino remoto e metodologias ativas em linguagens: uma análise no campus Tucuruí do IFPA |
Título(s) alternativo(s): | Remote teaching and active methodologies in languages: an analysis at IFPA'S Tucuruí campus |
Autor(es): | BARRETO, Maria Elivane Moreira NEVES, Miranilde Oliveira OLIVEIRA, Jordane Lima Dias |
Resumo: | O objetivo geral deste estudo foi investigar quais metodologias ativas foram desenvolvidas pelos professores de Linguagens do Campus Tucuruí do Instituto Federal do Pará durante o período de pandemia e sua eficácia nos métodos didático-pedagógicos, no processo de ensino-aprendizagem. A pesquisa utilizou a abordagem qualitativa do tipo exploratória e descritiva. Como instrumentos, foi aplicado um questionário on-line com dez perguntas para dez docentes da área de Linguagens do Campus Tucuruí do IFPA, o que possibilitou destacar as principais dificuldades enfrentadas nesse período e quais as estratégias adotadas no ensino remoto na área, na instituição. Como resultados, constatou-se uma diversidade de metodologias ativas, que foram sendo desenvolvidas, principalmente, com a utilização de recursos tecnológicos digitais como a produção de vídeos, a Sala de Aula Invertida entre outros, o que resultou em aprendizagem tanto para estudantes quanto para professores na área de linguagem. |
Abstract: | The general objective of this study was to investigate which active methodologies were developed by Language teachers at Campus Tucuruí of the Federal Institute of Pará during the pandemic period and their effectiveness in didactic-pedagogical methods, in the teaching-learning process. The research used a qualitative approach of the exploratory and descriptive type. As instruments, an online questionnaire with ten questions was applied to ten teachers in the Languages area of Campus Tucuruí of IFPA, which made it possible to highlight the main difficulties faced in this period and what strategies were adopted in remote teaching in the area, in the institution. As a result, there was a diversity of active methodologies, which were being developed, mainly, with the use of digital technological resources such as video production, the Inverted Classroom, among others, which resulted in learning both for students and for language teachers. |
Palavras-chave: | Linguagem e educação Métodos didáticos-pedagógicos Processo de ensino- aprendizagem Language and education Didactic-pedagogical methods Teaching-learning process |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Pará |
Sigla da Instituição: | IFPA |
Citação: | BARRETO, Maria Elivane Moreira; NEVES, Miranilde Oliveira; OLIVEIRA, Jordane Lima Dias. Ensino remoto e metodologias ativas em linguagens: uma análise no campus Tucuruí do IFPA. In: Seminário Internacional de Desenvolvimento Rural Sustentável, Cooperativismo e Economia Solidária, 16., 2023, Castanhal. Anais [...]. Castanhal: IFPA, 2023. p. 1-14. Disponível em: https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/557. Acesso em: |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/557 |
Data do documento: | 29-Ago-2023 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos publicados em eventos - Castanhal |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Artigo_EnsinoRemotoMetodologias.pdf | 1,22 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons