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metadata.dc.type: Dissertação
Title: Promoção da Saúde Mental na Educação Profissional e Tecnológica: Um Estudo em um Instituto Federal de Educação
metadata.dc.creator: MIRANDA, Marília Mota de
metadata.dc.contributor.advisor1: CAVALCANTI, Natalia Conceição Silva Barros
metadata.dc.description.resumo: A saúde mental, nos últimos anos no Brasil, é um tema predominante de discussão na sociedade quando se refere a questão do adoecimento, da qualidade de vida e das políticas governamentais. A emergência em saúde pública, a qual esteve atrelada a pandemia de Covid-19, trouxe um contexto de grande insegurança com relação a saúde para o mundo e levou a reflexão sobre os cuidados em saúde de forma geral, incluindo a saúde mental em seus diversos ambientes, tais como, o escolar. Os Institutos Federais de Educação Profissional e Tecnológica tem em suas bases epistemológicas a premissa de trabalhar na Educação Profissional e Tecnológica a formação integral dos discentes, nesta perspectiva, compreende-se a escola como um ambiente para fomento da educação e promoção da saúde mental. O presente estudo teve como objetivo investigar a percepção que os servidores vinculados ao ensino do Instituto Federal do Pará (IFPA) tem sobre as questões de saúde mental apresentadas pelos estudantes do Ensino Médio Integrado (EMI) e como produto educacional a criação de um curso on-line para servidores sobre educação em saúde mental com foco nos discentes do EMI. Do ponto de vista metodológico trata-se de uma pesquisa quanti-qualitativa de natureza aplicada que seguiu o caminho da pesquisa- participante. Participaram do estudo 54 servidores que atuam no ensino, entre Docentes e Técnicos Administrativos em Educação de 6 campi do IFPA. A coleta das informações foi feita por meio de questionário digital e os dados foram analisados no seguinte formato: quantitativamente (análise descritiva) e qualitativamente (Análise de Conteúdo). Os principais resultados apontam que os servidores percebem um aumento no processo de adoecimento mental discente do Ensino Médio Integrado após o período emergencial da pandemia de Covid-19 que afeta o cotidiano escolar. Além do sofrimento discente, revelou-se que há processos de sofrimento psíquico nos profissionais que atuam nestas demandas emergenciais referente à saúde mental. Foi identificada ainda, uma preocupação dos servidores com a própria saúde e anseio destes por atividades de desenvolvimento pessoal que estejam alinhadas com o seu dia a dia no ensino a fim de que se possam cooperar com as atuais prática de acolhimento aos discentes.
Keywords: Saúde mental
Ensino
Educação em saúde
Promoção à saúde
Mental health
Teaching
Health education
Health promotion
Professional and technological education
Educação profissional e tecnologica
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará
metadata.dc.publisher.initials: IFPA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica
Citation: MIRANDA, Marília Mota de. Promoção da saúde mental na educação profissional e tecnológica: um estudo em um Instituto Federal de Educação. 2025. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará, 2025. Disponível em: https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/613. Acesso em:
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/613
Issue Date: 2025
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