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https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/613| Tipo: | Dissertação |
| Título: | Promoção da Saúde Mental na Educação Profissional e Tecnológica: Um Estudo em um Instituto Federal de Educação |
| Autor(es): | MIRANDA, Marília Mota de |
| Primeiro Orientador: | CAVALCANTI, Natalia Conceição Silva Barros |
| Resumo: | A saúde mental, nos últimos anos no Brasil, é um tema predominante de discussão na sociedade quando se refere a questão do adoecimento, da qualidade de vida e das políticas governamentais. A emergência em saúde pública, a qual esteve atrelada a pandemia de Covid-19, trouxe um contexto de grande insegurança com relação a saúde para o mundo e levou a reflexão sobre os cuidados em saúde de forma geral, incluindo a saúde mental em seus diversos ambientes, tais como, o escolar. Os Institutos Federais de Educação Profissional e Tecnológica tem em suas bases epistemológicas a premissa de trabalhar na Educação Profissional e Tecnológica a formação integral dos discentes, nesta perspectiva, compreende-se a escola como um ambiente para fomento da educação e promoção da saúde mental. O presente estudo teve como objetivo investigar a percepção que os servidores vinculados ao ensino do Instituto Federal do Pará (IFPA) tem sobre as questões de saúde mental apresentadas pelos estudantes do Ensino Médio Integrado (EMI) e como produto educacional a criação de um curso on-line para servidores sobre educação em saúde mental com foco nos discentes do EMI. Do ponto de vista metodológico trata-se de uma pesquisa quanti-qualitativa de natureza aplicada que seguiu o caminho da pesquisa- participante. Participaram do estudo 54 servidores que atuam no ensino, entre Docentes e Técnicos Administrativos em Educação de 6 campi do IFPA. A coleta das informações foi feita por meio de questionário digital e os dados foram analisados no seguinte formato: quantitativamente (análise descritiva) e qualitativamente (Análise de Conteúdo). Os principais resultados apontam que os servidores percebem um aumento no processo de adoecimento mental discente do Ensino Médio Integrado após o período emergencial da pandemia de Covid-19 que afeta o cotidiano escolar. Além do sofrimento discente, revelou-se que há processos de sofrimento psíquico nos profissionais que atuam nestas demandas emergenciais referente à saúde mental. Foi identificada ainda, uma preocupação dos servidores com a própria saúde e anseio destes por atividades de desenvolvimento pessoal que estejam alinhadas com o seu dia a dia no ensino a fim de que se possam cooperar com as atuais prática de acolhimento aos discentes. |
| Palavras-chave: | Saúde mental Ensino Educação em saúde Promoção à saúde Mental health Teaching Health education Health promotion Professional and technological education Educação profissional e tecnologica |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Instituição: | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará |
| Sigla da Instituição: | IFPA |
| Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica |
| Citação: | MIRANDA, Marília Mota de. Promoção da saúde mental na educação profissional e tecnológica: um estudo em um Instituto Federal de Educação. 2025. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará, 2025. Disponível em: https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/613. Acesso em: |
| Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/613 |
| Data do documento: | 2025 |
| Aparece nas coleções: | Dissertações e teses - Reitoria |
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| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
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