Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/591
Tipo: Dissertação
Título: Formação docente na EETEPA “esperança” em 2023: ciclo de debates sobre os princípios de ensino à educação profissional e tecnológica
Autor(es): SILVA, Katia Regina de Souza da
Primeiro Orientador: LOBATO, Ana Maria Leite
Resumo: O presente artigo vinculado à linha de pesquisa Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica, sob o Macroprojeto Práticas Educativas no Currículo Integrado, trata da formação continuada dos professores que atuam nessa modalidade de ensino. Tal pesquisa objetiva investigar a contribuição de um ciclo de debates para aperfeiçoamento docente na Educação Profissional e Tecnológica em nível de Ensino Médio, na EETEPA “Esperança”, em Belém-PA, em 2023, no sentido de contribuir com o entendimento dos fundamentos e princípios da EPT para uma educação na perspectiva do mundo do trabalho. Assim sendo, o interesse pela temática adveio de querer saber como um Ciclo de Debates pode corroborar com a formação continuada dos professores da EPT, nesse sentido. Para tanto, esta pesquisa de natureza aplicada, com abordagem qualitativa e caráter interventivo, se utiliza do método interpretativo, Materialismo Histórico-dialético, e investigativo, Pesquisa-Ação colaborativa, para refletir sobre a realidade. A pesquisa gerou um produto educacional, materializado em um caderno pedagógico. Este produto foi meticulosamente concebido para promover discussões e reflexões sobre temas cruciais, tais como diretrizes para a formação docente, formação para o mundo do trabalho e a integração da práxis, visando a geração de conhecimentos a respeito da EPT e a formação continuada de professores, alinhada aos princípios educativos voltados para as demandas do mundo do trabalho. Por meio da aplicação da metodologia de pesquisa-ação colaborativa, o Ciclo de Debates propiciou a colaboração entre os sujeitos envolvidos, estimulando e favorecendo os ciclos reflexivos, inclusive sobre diversos aspectos de sua prática profissional, e oportunizando a coprodução de conhecimentos. Dessa forma os resultados apresentados realçaram a necessidade da formação continuada com os docentes do Ensino Médio, para se efetivar a práxis na EPT.
Abstract: This article linked to the line of research Educational Practices in Professional and Technological Education, under the Macroproject Educational Practices in the Integrated Curriculum, deals with the continued training of teachers who work in this type of teaching. This research aims to investigate the contribution of a cycle of debates for teacher improvement in Professional and Technological Education at the High School level, at EETEPA “Esperança”, in Belém-PA, in 2023, in order to contribute to the understanding of the foundations and principles of EPT for education from the perspective of the world of work. Therefore, the interest in the topic came from wanting to know how a Debate Cycle can corroborate the continued training of EPT teachers, in this sense. To this end, this research of an applied nature, with a qualitative approach and interventional character, uses the interpretative method, Historical-Dialectical Materialism, and investigative method, Collaborative Action Research, to reflect on reality. The research generated an educational product, materialized in a teaching notebook. This product was meticulously designed to promote discussions and reflections on crucial topics, such as guidelines for teacher training, training for the world of work and the integration of praxis, aiming to generate knowledge regarding EPT and the continued training of teachers, aligned with educational principles aimed at the demands of the world of work. Through the application of the collaborative action research methodology, the Debate Cycle enabled collaboration between the subjects involved, stimulating and favoring reflective cycles, including on different aspects of their professional practice, and providing opportunities for the co-production of knowledge. Thus, the results presented highlighted the need for continued training with high school teachers, to implement EPT praxis.
Palavras-chave: Educação profissional tecnológica
Princípio da EPT
Formação docente
Ciclo de debate
Technological professional education
EPT Principle
Teacher training
Cycle of debate
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará
Sigla da Instituição: IFPA
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica
Citação: SILVA, Kátia Regina de Souza da. Formação docente na EETEPA “esperança” em 2023: ciclo de debates sobre os princípios de ensino à educação profissional e tecnológica. 2024. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) – Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará, Belém, 2024. Disponível em: https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/591. Acesso em: --.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/591
Data do documento: 9-Jan-2024
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses - Belém

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_FormaçãoDocenteEETEPA.pdf1,31 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons