Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/596
Tipo: Dissertação
Título: O projeto de vida na educação profissional na EETEPA Deodoro de Mendonça: o ensino a partir das orientações dos itinerários formativos da BNCC
Autor(es): SILVA, Cristiano Barros da
Primeiro Orientador: SILVA, Cléber Silva e
Resumo: O estudo teve como objeto de pesquisa a disciplina "Projeto de Vida", ministrada no Ensino Médio Integrado da educação profissional na Escola Técnica Estadual Deodoro de Mendonça (EETEPA). A pesquisa buscou avaliar a efetividade deste componente curricular, utilizando como base a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e a Agenda 2030 da ONU. A BNCC é um documento que define as aprendizagens essenciais que os alunos devem adquirir durante sua trajetória educacional. No contexto do Ensino Médio Integrado, a disciplina "Projeto de Vida" desempenha um papel fundamental ao promover a interdisciplinaridade e conectar teoria e prática, preparando os alunos tanto para o mercado de trabalho quanto para a vida em sociedade. Contudo, a implementação eficaz desta disciplina enfrenta desafios, como a necessidade de formação específica para os professores, falta de tempo adequado para planejamento coletivo e ausência de estratégias institucionais claras. A questão central da pesquisa perpassou em como apoiar o planejamento dos professores, à luz das orientações da BNCC e do itinerário formativo "Mundo do Trabalho", para aprimorar a aplicação do "Projeto de Vida" no Ensino Profissional, como objetivo principal destacou-se: investigar a formação profissional dos docentes da EETEPA Deodoro de Mendonça, em consonância com as orientações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), com foco na disciplina "Projeto de Vida", enquanto os objetivos específicos incluem destacar as contribuições da BNCC e elaborar um Ebook para auxiliar os docentes na aplicação da disciplina. A pesquisa segue uma abordagem qualitativa. Os resultados indicaram que a disciplina possui grande potencial para promover o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, como resiliência, empatia e comunicação, além de favorecer o autoconhecimento e autonomia dos alunos. No entanto, a implementação eficaz dessa disciplina ainda depende de fatores como a capacitação contínua dos professores, o tempo adequado para o planejamento coletivo e o estabelecimento de estratégias institucionais mais claras e estruturadas. A falta de um plano de ação coeso e de suporte pedagógico específico dificulta a prática interdisciplinar e a conexão entre teoria e prática, que são essenciais para a formação de profissionais competentes e cidadãos críticos. Espera-se que os resultados da pesquisa e o produto educacional, o Ebook “Planejando o amanhã: O projeto de vida na educação profissional integrada na EETEPA Deodoro de Mendonça” ofereçam ferramentas práticas para os professores e contribua para uma formação mais integrada e emancipatória, alinhada às diretrizes nacionais e internacionais.
Abstract: The study's research objective was the subject "Life Project", taught in high school integrated with professional education at the Deodoro de Mendonça State Technical School (EETEPA). The research sought to evaluate the effectiveness of this curricular component, using as a basis the National Common Curricular Base (BNCC), the Law of Guidelines and Bases of National Education (LDB) and the UN's 2030 Agenda. The BNCC is a document that defines the essential learning that students must acquire during their educational trajectory. In the context of integrated high school education, the subject "Life Project" plays a fundamental role in promoting interdisciplinarity and connecting theory to practice, preparing students for both the job market and life in society. However, the effective implementation of this subject faces challenges, such as the need for specific training for teachers, lack of adequate time for collective planning and the absence of clear institutional strategies. The central question of the research was how to support teachers' planning, in light of the guidelines of the BNCC and the "World of Work" training itinerary, to improve the application of the "Life Project" in professional education. The main objective was: to investigate the professional training of teachers at ETEPA Deodoro de Mendonça, in line with the guidelines of the National Common Curricular Base (BNCC), focusing on the subject "Life Project", while the specific objectives include highlighting the contributions of the BNCC and preparing an Ebook to assist teachers in the application of the subject. The research follows a qualitative approach. The results indicated that the subject has great potential to promote the development of socio-emotional skills, such as resilience, empathy and communication, in addition to favoring students' self-knowledge and autonomy. However, the effective implementation of this subject still depends on factors such as continuous teacher training, adequate time for collective planning and the establishment of clearer and more structured institutional strategies. The lack of a cohesive action plan and specific pedagogical support hinders interdisciplinary practice and the connection between theory and practice, which are essential for the training of competent professionals and critical citizens. It is expected that the results of the research and the educational product, the Ebook “Planning for Tomorrow: The Life Project in Integrated Professional Education at EETEPA Deodoro de Mendonça” will offer practical tools for teachers and contribute to a more integrated and emancipatory training, aligned with national and international guidelines.
Palavras-chave: ProfEPT
Ensino
Educação profissional e tecnológica.
Projeto de vida
Professional and technological education.
Life project
BNCC
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará
Sigla da Instituição: IFPA
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará
Citação: SILVA, Cristiano Barros da. O projeto de vida na educação profissional na EETEPA Deodoro de Mendonça: o ensino a partir das orientações dos itinerários formativos da BNCC. 2024. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) – Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará, Belém, 2024. Disponível em: https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/596. Acesso em: --.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/596
Data do documento: 30-Out-2024
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses - Belém

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_ProjetoVidaEducação.pdf21,97 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons