Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/609
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Metodologias ativas e a educação de jovens e adultos: um estudo do ensino de ciências e biologia
Título(s) alternativo(s): Active methodologies and youth and adult education: a study of science and biology teaching
Autor(es): ASSUNÇÃO, Jade Camila de Oliveira
CRUZ, Sarah Figueiredo da
RIBEIRO, Suezilde da Conceição Amaral
Resumo: Os jovens e adultos que retornam à escola necessitam de metodologias atrativas que possam estimular a busca pelo conhecimento, ao invés da evasão escolar diante de uma escola com modelo tradicional que não observa as particularidades de seus estudantes. Dada a importância do tema, realizou-se uma pesquisa bibliográfica acerca das metodologias ativas aplicadas ao ensino de Ciências e Biologia na Educação de Jovens e Adultos (EJA). O objetivo foi traçar um perfil das bibliografias e analisar a eficiência das diferentes concepções e abordagens metodológicas sobre o tema. Para isso, foram selecionados 11 artigos dos últimos sete anos, utilizando as plataformas acadêmicas: Google Scholar, Scielo e CAPES. Verificou-se uma heterogeneidade nas metodologias utilizadas, que se mostraram excelentes instrumentos para fomentar um ensino diferenciado e eficiente, além de uma maior socialização tanto estudante - professor, quanto a interação estudante-estudante, fortalecendo a confiança deles como protagonistas.
Abstract: Young people and adults who return to school require engaging methodologies that can stimulate their pursuit of knowledge, rather than lead to school dropout in the face of a traditional model that does not consider the particularities of its students. Given the importance of this issue, a bibliographic study was conducted on active methodologies applied to the teaching of Science and Biology in Youth and Adult Education (EJA). The research aimed to outline a profile of the bibliographies by analyzing the effectiveness of different methodological concepts and approaches on the subject. For this purpose, 11 articles from the past seven years were selected, using academic platforms such as Google Scholar, Scielo, and CAPES. A heterogeneity in the methodologies used was observed, which proved to be excellent tools for fostering differentiated and efficient teaching, as well as promoting greater socialization between student and teacher, student-to-student interaction, and enhancing their confidence as active protagonists in their learning process.
Palavras-chave: EJA
Aprendizagem
Educação
Metodologia ativa
Learning
Education
Active methodology
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Ceará
Sigla da Instituição: UECE
Citação: ASSUNÇÃO, Jade Camila de Oliveira; CRUZ, Sarah Figueiredo da; RIBEIRO, Suezilde da Conceição Amaral. Metodologias ativas e a educação de jovens e adultos: um estudo do ensino de ciências e biologia. Rev. Pemo - Práticas Educativas, Memórias e Oralidade, Fortaleza, v. 6, n. e13671, 2024. Disponível em: https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/609. Acesso em: ---.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Identificador DOI: DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v6.e13671
URI: https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/609
Data do documento: 2024
Aparece nas coleções:Artigos Publicados - Belém

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo_MetodologiasAtivasEducação.pdf277,1 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons