Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/578
Tipo: Dissertação
Título: A organização do trabalho pedagógico no curso técnico em enfermagem à luz da concepção humanista: um estudo de caso em uma escola estadual de ensino técnico
Autor(es): SILVA, Taiana Ribeiro da
Primeiro Orientador: SANTOS, Tiago Veloso dos
Resumo: O processo de humanização na educação profissional, especialmente na área da saúde, e a aplicabilidade da teoria humanística constituem um referencial teórico crucial para promover uma relação existencial e dialógica no processo de ensino- aprendizagem. A questão norteadora deste estudo é: como a humanização pode contribuir para a organização do trabalho pedagógico, visando uma formação discente humanizada no Curso Técnico em Enfermagem? A escola é vista como um espaço educativo que requer uma compreensão profunda da realidade dos discentes para, a partir dessa compreensão, propor e executar ações educativas que transformem a vida dos alunos, que buscam não apenas conhecimento, mas também o reconhecimento da transformação social. Assim, este estudo tem como objetivo analisar se a organização do trabalho pedagógico no Curso Técnico em Enfermagem da Escola Estadual de Ensino Técnico e Profissional Prof. Francisco da Silva Nunes (EETEPA), em Belém-PA, está alinhada com as teorias humanistas e atende às diretrizes da Política Nacional de Humanização (PNH). A metodologia da pesquisa é um estudo de caso, que envolve um exame profundo e detalhado de poucos objetos para permitir um conhecimento abrangente, com levantamento bibliográfico e documental. Foram aplicados questionários com perguntas fechadas e semiabertas à equipe técnica pedagógica, docentes e discentes para identificar conhecimentos, experiências, percepções, sentimentos, dificuldades e ideias sobre a concepção humanista. A análise documental do Projeto Pedagógico do Curso Técnico em Enfermagem (PPC) e da Política Nacional de Humanização (PNH) foi fundamental para o aprofundamento do objeto de estudo. Os resultados revelaram a necessidade de adequações na organização do trabalho pedagógico no Curso Técnico em Enfermagem. A falta de participação no processo de construção e socialização do PPC evidenciou um desconhecimento dos objetivos, metas, matriz curricular e ações previstas no processo educativo. A pesquisa enfatiza a importância do Planejamento Educacional para que o PPC reflita o modelo pedagógico com viés humanista. Apesar das evidências de uma abordagem humanista no PPC do Curso Técnico de Enfermagem na EETEPA e nas práticas pedagógicas desenvolvidas por alguns professores com o apoio dos gestores, conclui-se que a humanização na organização do trabalho pedagógico representa um desafio intrínseco à gestão escolar. A humanização influencia positivamente a identidade dos profissionais técnicos em enfermagem, promove a autonomia, e reforça a necessidade de um cuidado humanizado. Além disso, contribui para uma assistência eficaz e segura na área da saúde, ressaltando a importância de refletir sobre a vivência do "estar com o outro" no contexto educacional.
Abstract: The process of humanization in professional education, especially in the health area, and the applicability of humanistic theory constitute a crucial theoretical framework to promote an existential and dialogical relationship in the teaching-learning process. The guiding question of this study is: how can humanization contribute to the organization of pedagogical work, aiming at humanized student training in the Nursing Technical Course? The school is seen as an educational space that requires a deep understanding of the students' reality in order to, based on this understanding, propose and execute educational actions that transform the lives of students, who seek not only knowledge, but also the recognition of social transformation. Thus, this study aims to analyze whether the organization of pedagogical work in the Technical Nursing Course at the Escola Estadual de Ensino Técnico e Profissional Prof. Francisco da Silva Nunes (EETEPA), in Belém-PA, is aligned with humanist theories and meets the guidelines of the National Humanization Policy (PNH). The research methodology is a case study, which involves a deep and detailed examination of a few objects to allow comprehensive knowledge, with bibliographic and documentary research. Questionnaires with closed and semi-open questions were applied to the technical pedagogical team, teachers and students to identify knowledge, experiences, perceptions, feelings, difficulties and ideas about the humanist conception. The documentary analysis of the Pedagogical Project of the Technical Nursing Course (PPC) and the National Humanization Policy (PNH) was fundamental for deepening the object of study. The results revealed the need for adjustments in the organization of pedagogical work in the Nursing Technical Course. The lack of participation in the PPC construction and socialization process demonstrated a lack of knowledge of the objectives, goals, curriculum matrix and actions foreseen in the educational process. The research emphasizes the importance of Educational Planning so that the PPC reflects the pedagogical model with a humanistic bias. Despite the evidence of a humanistic approach in the PPC of the Technical Nursing Course at EETEPA and in the pedagogical practices developed by some teachers with the support of managers, it is concluded that humanization in the organization of pedagogical work represents an intrinsic challenge to school management. Humanization positively influences the identity of technical nursing professionals, promotes autonomy, and reinforces the need for humanized care. Furthermore, it contributes to effective and safe healthcare assistance, highlighting the importance of reflecting on the experience of "being with others" in the educational context.
Palavras-chave: Humanização da assistência
Educação em enfermagem
Técnico de enfermagem
Ensino
Humanization
Course pedagogical project
Teaching
Technical nursing course
CNPq: CNPQ::OUTROS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará
Sigla da Instituição: IFPA
Programa: Programa de Pós- graduação em Educação Profissional e Tecnológica, Instituto Federal do Pará, campus Belém
Citação: SILVA, Taiana Ribeiro da. A organização do trabalho pedagógico no curso técnico em enfermagem à luz da concepção humanista: um estudo de caso em uma escola estadual de ensino técnico. 2024. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará, 2024. Disponível em: ... Acesso em: ...
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/578
Data do documento: 10-Dez-2024
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses - Belém

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_AOrganizaçãoTrabalhoPedagógico.pdf2,12 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Produto_AOrganizaçãoTrabalhoPedagógico.pdf18,15 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons