Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/593| Tipo: | Dissertação |
| Título: | A inserção do conteúdo dos direitos das pessoas com deficiência (PCD) no ensino médio integrado do IFPA, Campus Belém: uma proposta de formação cidadã e integral |
| Autor(es): | NERI, Aline Macedo |
| Primeiro Orientador: | MAGALHÃES, Priscila Giselli Silva |
| Resumo: | Constitui em promover conhecimentos sobre os direitos das pessoas com deficiência (PcD), aos discentes do curso técnico de eventos. A abordagem teórica ocorreu na perspectiva do materialismo histórico dialético. O procedimento metodológico utilizado foi a pesquisa em ação, com o locus da pesquisa no campus Belém, IFPA. Para a produção dos dados realizou pesquisa bibliográfica e documental de marcos regulatórios referentes aos direitos das PcD. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com os servidores do Núcleo de Atendimentos ás Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE), do campus, para identificar os direitos garantidos das PcD na instituição. Além de um questionários aplicados aos discentes do curso de eventos do 3 ano do ensino médio integrado, com a finalidade de conhecer o perfil desse público com relação a temática. Foi realizado uma oficina com o grupo focal em dois encontros, com abordagem sobre os direitos dos PcD na área da educação. Então foi desenvolvido um produto educacional, com um total de cinco vídeos, abordando os seguintes assuntos: vivendo com diversidade, inclusão e acessibilidade para todos, todos justos na inclusão, um mundo de oportunidade para todos, quebrando barreiras com a lei. Com a pesquisa pretende-se cooperar na construção de um ambiente educacional que valorize as PcD com a temática de proposta da formação cidadã e integral. |
| Abstract: | It consists of promoting knowledge about the rights of people with disabilities (PwD) to students on the technical events course. The theoretical approach was based on dialectical historical materialism. The methodological procedure used was action research, with the locus of the research being the Belém campus, IFPA. To produce the data, bibliographical and documentary research was carried out into regulatory frameworks relating to the rights of people with disabilities. Semi-structured interviews were conducted with staff from the campus's Center for Assistance to People with Specific Educational Needs (NAPNE) to identify the rights guaranteed to PwD at the institution. In addition, questionnaires were applied to students on the events course in the third year of integrated high school, with the aim of finding out the profile of this public in relation to the issue. A workshop was held with the focus group in two meetings, addressing the rights of people with disabilities in the field of education. An educational product was then developed, with a total of five videos, covering the following subjects: living with diversity, inclusion and accessibility for all, all fair in inclusion, a world of opportunity for all, breaking down barriers with the law. The aim of the research is to help build an educational environment that values people with disabilities, with the theme of proposing comprehensive citizen training. |
| Palavras-chave: | Educação profissional e tecnológica Ensino médio integrado Direito das pessoas com deficiência Formação cidadã e integral Professional and technological education Integrated secondary education Disability rights Citizen and integral education |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Instituição: | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará |
| Sigla da Instituição: | IFPA |
| Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica |
| Citação: | NERI, Aline Macedo. A inserção do conteúdo dos direitos das pessoas com deficiência (PCD) no ensino médio integrado do IFPA, Campus Belém: uma proposta de formação cidadã e integral. 2024. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) – Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará, Belém, 2024. Disponível em: https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/593. Acesso em: --. |
| Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/593 |
| Data do documento: | 21-Mar-2024 |
| Aparece nas coleções: | Dissertações e Teses - Belém |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Dissertação_InserçãoConteúdoDireitos.pdf | 42,13 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons
