Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/601
Tipo: Dissertação
Título: Uma analise afrofuturista: a trajetória criativa, inovadora e inclusiva de uma educadora das relações étnico raciais no Campus Belém do IFPA
Autor(es): MOURA, Andrea Larisse Castro
Primeiro Orientador: CAVALCANTI, Natália Conceição Silva Barros
Resumo: Esta dissertação foi construída por meio do programa de mestrado profissional técnico do Instituto Federal do Pará (PROFEPT/ IFPA), tem como objetivo descortinar os relatos acerca da trajetória docente da Mestre Helena do Socorro Campos da Rocha e sua utilização inovadora do afrofuturismo na educação dentro do processo de formação de professores no Instituto Federal do Pará campus Belém (IFPA). Metodologicamente, o estudo baseou-se em relatos sobre a construção do afrofuturismo educacional no IFPA, através de suas experiências vivenciadas em sala de aula, envolvendo temas centrais como o Afrofuturismo na Educação, a criação do NEAB/IFPA, a Pretagogia, a Pedagogia de Exu e a Cartodiversidade. A análise dessa trajetória teve como fundamento, um encontro presencial rico em informações, relatos coletados posteriormente em um questionário estruturado respondido pela professora, além de suas publicações e indicações para a criação da base teórica aqui utilizada, possibilitando conhecer melhor os fatos marcantes de sua trajetória, desde a chegada ao IFPA como Técnica em Assuntos Educacionais, sua participação na construção do Núcleo de Estudos Afrobrasileiros (NEAB/IFPA) e o desenvolvimento de metodologias criativas e inovadoras em sala de aula aliadas ao afrofuturismo educacional, ajudando a compreensão sobre a importância de uma educação voltada ao ensino étnico racial na instituição, por intermédio de novas tecnologias educacionais, criadas em parceria com seus discentes dentro da própria instituição. Para a análise desses relatos, utilizou-se a Análise Textual Discursiva (ATD), com o intuito de captar novos olhares e significados para a construção discursiva em questão. Como resultado, percebeu-se através desses relatos que sua trajetória docente, serve de inspiração a novos pesquisadores engajados na luta antirracista, considerando a ludicidade como forma ativa de ensinar as verdadeiras histórias dos povos africanos, incluindo suas lutas, resistências e conquistas dentro e fora do continente africano, servindo de apoio para reflexões sobre a possibilidade futura da aplicação de novas técnicas lúdicas aos demais campus da instituição, e da mesma forma, a todas as instituições que também reconhecem o racismo como problema estrutural no nosso País.
Abstract: This dissertation was constructed through the technical professional master's program of the Federal Institute of Pará (PROFEPT/ IFPA), aims to unveil the reports about the teaching trajectory of Master Helena do Socorro Campos da Rocha and her innovative use of Afrofuturism in education within the process of teacher training at the Federal Institute of Pará campus Belém (IFPA). Methodologically, the study was based on reports on the construction of educational Afrofuturism in IFPA, through its experiences in the classroom, involving central themes such as Afrofuturism in Education, the creation of NEAB/IFPA, Pretagogy, Eshu's Pedagogy and Cartodiversity. The analysis of this trajectory was based on reports collected in a structured interview provided by the professor, in addition to her publications and indications for the creation of the theoretical basis used here, which made it possible to better know the remarkable facts of her trajectory, since her arrival at IFPA as a Technician in Educational Affairs, his participation in the construction of the Center for Afro-Brazilian Studies (NEAB/IFPA) and the development of creative and innovative methodologies in the classroom allied to educational Afrofuturism, helping to understand the importance of an education focused on ethnic-racial teaching in the institution, through new educational technologies, created in partnership with its students within the institution itself. For the analysis of these reports, Discursive Textual Analysis (DTA) was used, in order to capture new perspectives and meanings for the discursive construction in question. As a result, it was perceived through these reports that his teaching trajectory serves as an inspiration to new researchers engaged in the anti-racist struggle, considering playfulness as an active way to teach the true stories of African peoples, including their struggles, resistances and achievements inside and outside the African continent, serving as support for reflections on the future possibility of applying new ludic techniques to the other campuses of the institution, and in the same way, to all institutions that also recognize racism as a structural problem in our country.
Palavras-chave: Afrofuturismo educacional
Trajetória profissional
Inovação
Criatividade
Educational afrofuturism
Professional career
Innovation
Creativity
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará
Sigla da Instituição: IFPA
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica
Citação: MOURA, Andrea Larisse Castro. Uma analise afrofuturista: a trajetória criativa, inovadora e inclusiva de uma educadora das relações étnico raciais no Campus Belém do IFPA. 2024. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) – Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará, Belém, 2024. Disponível em: https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/601. Acesso em: --.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/601
Data do documento: Jun-2024
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses - Belém

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_AnáliseAfrofuturistaTrajetória.pdf14,99 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Produto_AnáliseAfrofuturistaTrajetória.pdf4,25 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons