Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/610| Tipo: | Artigo de Periódico |
| Título: | Diversidade cultural no livro didático utilizado em uma escola quilombola |
| Autor(es): | MATOS, Wesley Santos de EUGENIO, Benedito Gonçalves |
| Resumo: | O livro didático desempenha papel importante no currículo da escola brasileira, conforme demonstram diferentes estudos. Por isso o seu estudo é fundamental para compreendermos como determinadas temáticas são abordadas, pois isso interfere diretamente no processo de reconhecimento dos estudantes. Neste artigo, fruto de uma pesquisa acerca do processo de reconhecimento das crianças como quilombolas, tecemos uma discussão acerca da diversidade cultural presente nos materiais curriculares, mais especificamente no livro didático empregado em uma escola quilombola localizada na área rural do município de Wenceslau Guimarães (BA), chamada Escola Quilombola Caminho da Boa Esperança. Os resultados apontam para as dificuldades presentes na abordagem da diversidade cultural. |
| Palavras-chave: | Livro didático Diversidade cultural Anos iniciais Escola quilombola Hétérogénéité discursive Interdiscourse |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Instituição: | Universidade Federal de Minas Gerais |
| Sigla da Instituição: | UFMG |
| Citação: | MATOS, Wesley Santos de; EUGENIO, Benedito Gonçalves. Diversidade cultural no livro didático utilizado em uma escola quilombola. Revista Brasileira de Educação Básica, Belo Horizonte, v. 3, n. 8, p. 1-5, abr./jun. 2018. Disponível em:https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/610. Acesso em: |
| Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/610 |
| Data do documento: | Abr-2018 |
| Aparece nas coleções: | Artigos publicados - Paragominas |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Artigo_DiversidadeCulturalLivro.pdf | 393,03 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons
