Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/610
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Diversidade cultural no livro didático utilizado em uma escola quilombola
Autor(es): MATOS, Wesley Santos de
EUGENIO, Benedito Gonçalves
Resumo: O livro didático desempenha papel importante no currículo da escola brasileira, conforme demonstram diferentes estudos. Por isso o seu estudo é fundamental para compreendermos como determinadas temáticas são abordadas, pois isso interfere diretamente no processo de reconhecimento dos estudantes. Neste artigo, fruto de uma pesquisa acerca do processo de reconhecimento das crianças como quilombolas, tecemos uma discussão acerca da diversidade cultural presente nos materiais curriculares, mais especificamente no livro didático empregado em uma escola quilombola localizada na área rural do município de Wenceslau Guimarães (BA), chamada Escola Quilombola Caminho da Boa Esperança. Os resultados apontam para as dificuldades presentes na abordagem da diversidade cultural.
Palavras-chave: Livro didático
Diversidade cultural
Anos iniciais
Escola quilombola
Hétérogénéité discursive
Interdiscourse
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Citação: MATOS, Wesley Santos de; EUGENIO, Benedito Gonçalves. Diversidade cultural no livro didático utilizado em uma escola quilombola. Revista Brasileira de Educação Básica, Belo Horizonte, v. 3, n. 8, p. 1-5, abr./jun. 2018. Disponível em:https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/610. Acesso em:
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/610
Data do documento: Abr-2018
Aparece nas coleções:Artigos publicados - Paragominas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo_DiversidadeCulturalLivro.pdf393,03 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons