Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/536
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAlves, Janainne Nunes-
dc.creatorFaria, Bruno Lopes de-
dc.creatorLemos, Paulo Giovane Aparecido-
dc.creatorCosta, Claudiane Moreira-
dc.creatorSilva, Cléber Silva e-
dc.creatorOliveira, Ramony Maria da Silva Reis-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7116639699446494pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9314295919473349pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8586431996148703pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1732506655828239pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7673237583688618pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0407745652275824pt_BR
dc.date.accessioned2024-09-18T14:34:42Z-
dc.date.available2024-09-18T14:34:42Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationALVES, Janainne Nunes; FARIA, Bruno Lopes de; LEMOS, Paulo Giovane Aparecido; COSTA, Claudiane Moreira; SILVA, Cléber Silva e; OLIVEIRA, Ramony Maria da Silva Reis. Ciências na pandemia: uma proposta pedagógica que envolve interdisciplinaridade e contextualização. Revista Thema, Pelotas, v. 18, n. ESPECIAL, p. 184–203, 2020. DOI: 10.15536/thema.V18.Especial.2020.184-203.1850. Disponível em: ... Acesso em: ...pt_BR
dc.citation.volume18pt_BR
dc.citation.issueESPECIALpt_BR
dc.citation.spage184pt_BR
dc.citation.epage203pt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.15536/thema.V18.Especial.2020.184-203.1850pt_BR
dc.identifier.issn2177-2894pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/536-
dc.description.abstractThe closure of schools in Brazil during the COVID-19 pandemic left millions of students andteachers dependent on technology-mediated education. In this sense, this study discusses interdisciplinarity and technological mediation as alternatives to the educational process in theemergency context of the pandemic. Our proposal is developed as a methodological theoretical contribution to remote teaching and relates the Mathematics, Chemistry and Informatics courses to central themes for dialogue and contextualized construction of knowledge. There search was developed in the middle of the first semester of 2020 from qualitative andexploratory analyzes associated with the IFNMG/Diamantina teaching project. The contents were made available to students on the Google Classroom platform and elucidated as relevant information for understanding the characteristics and ways of spreading the coronavirus. Theadopted platform and methodology allowed a good interaction between the subjects, as well asallowing students to acquire skills to interpret the complexity of the current moment, throughthe development of knowledge that is indispensable for forming opinions and facing the virus.pt_BR
dc.description.resumoO fechamento de escolas no Brasil durante a pandemia da COVID-19 deixou milhões de estudantes e professores dependentes da educação mediada pelas tecnologias. Nesse sentido, esse estudo discute a interdisciplinaridade e a mediação tecnológica como alternativas ao processo educacional no contexto emergencial da pandemia. Nossa proposta se desenvolve como aporte teórico metodológico ao ensino remoto e relaciona as unidades curriculares de Matemática, Química e Informática a temas centrais para o diálogo e construção contextualizada do conhecimento. A pesquisa foi desenvolvida em meados do primeiro semestre de 2020 a partir de análises qualitativas e exploratórias associadas ao projeto de ensino do IFNMG/Diamantina. Os conteúdos foram disponibilizados aos estudantes na plataforma Google Classroom e elucidados como informações relevantes para compreensão das características e formas de propagação do coronavírus. A plataforma e a metodologia adotadas permitiram uma boa interação entre os sujeitos, bem como proporcionou que os estudantes adquirissem competências para interpretar a complexidade do momento atual, por meio do desenvolvimento de conhecimentos indispensáveis à formação de opinião e enfrentamento do vírus.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by adelia pinto (adelia.pinto@ifpa.edu.br) on 2024-03-22T20:27:31Z No. of bitstreams: 1 Artigo_CiênciasPandemiaProposta.pdf: 5288512 bytes, checksum: 17b11def7e244558f466f4cae6e60824 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Glauber Ribeiro (glauber.ribeiro@ifpa.edu.br) on 2024-09-18T14:34:42Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Artigo_CiênciasPandemiaProposta.pdf: 5288512 bytes, checksum: 17b11def7e244558f466f4cae6e60824 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-09-18T14:34:42Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Artigo_CiênciasPandemiaProposta.pdf: 5288512 bytes, checksum: 17b11def7e244558f466f4cae6e60824 (MD5) Previous issue date: 2020en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandensept_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsIFSulpt_BR
dc.relation.ispartofRevista Thema, Pelotaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.sourceDisponível via e-mail: repositorio.belem@ifpa.edu.brpt_BR
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.subjectCOVID-19pt_BR
dc.subjectEducação mediada por tecnologiaspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleCiência na pandemia: uma proposta pedagógica que envolve interdisciplinaridade e contextualizaçãopt_BR
dc.title.alternativeSciences in the pandemic: a pedagogical proposal that involves interdisciplinarity and contextualizationpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.creator.ORCIDhttps://orcid.org/0000-0002-8560-0034pt_BR
dc.creator.ORCIDhttps://orcid.org/0000-0001-7086-8751pt_BR
dc.description.affiliationInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Geraispt_BR
dc.description.affiliationInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Geraispt_BR
dc.description.affiliationInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Geraispt_BR
dc.description.affiliationInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Geraispt_BR
dc.description.affiliationInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Parápt_BR
dc.description.affiliationInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Geraispt_BR
Aparece nas coleções:Artigos Publicados - Belém

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo_CiênciasPandemiaProposta.pdf5,16 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons