Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/536
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
Título : Ciência na pandemia: uma proposta pedagógica que envolve interdisciplinaridade e contextualização
Otros títulos : Sciences in the pandemic: a pedagogical proposal that involves interdisciplinarity and contextualization
metadata.dc.creator: Alves, Janainne Nunes
Faria, Bruno Lopes de
Lemos, Paulo Giovane Aparecido
Costa, Claudiane Moreira
Silva, Cléber Silva e
Oliveira, Ramony Maria da Silva Reis
metadata.dc.description.resumo: O fechamento de escolas no Brasil durante a pandemia da COVID-19 deixou milhões de estudantes e professores dependentes da educação mediada pelas tecnologias. Nesse sentido, esse estudo discute a interdisciplinaridade e a mediação tecnológica como alternativas ao processo educacional no contexto emergencial da pandemia. Nossa proposta se desenvolve como aporte teórico metodológico ao ensino remoto e relaciona as unidades curriculares de Matemática, Química e Informática a temas centrais para o diálogo e construção contextualizada do conhecimento. A pesquisa foi desenvolvida em meados do primeiro semestre de 2020 a partir de análises qualitativas e exploratórias associadas ao projeto de ensino do IFNMG/Diamantina. Os conteúdos foram disponibilizados aos estudantes na plataforma Google Classroom e elucidados como informações relevantes para compreensão das características e formas de propagação do coronavírus. A plataforma e a metodologia adotadas permitiram uma boa interação entre os sujeitos, bem como proporcionou que os estudantes adquirissem competências para interpretar a complexidade do momento atual, por meio do desenvolvimento de conhecimentos indispensáveis à formação de opinião e enfrentamento do vírus.
Resumen : The closure of schools in Brazil during the COVID-19 pandemic left millions of students andteachers dependent on technology-mediated education. In this sense, this study discusses interdisciplinarity and technological mediation as alternatives to the educational process in theemergency context of the pandemic. Our proposal is developed as a methodological theoretical contribution to remote teaching and relates the Mathematics, Chemistry and Informatics courses to central themes for dialogue and contextualized construction of knowledge. There search was developed in the middle of the first semester of 2020 from qualitative andexploratory analyzes associated with the IFNMG/Diamantina teaching project. The contents were made available to students on the Google Classroom platform and elucidated as relevant information for understanding the characteristics and ways of spreading the coronavirus. Theadopted platform and methodology allowed a good interaction between the subjects, as well asallowing students to acquire skills to interpret the complexity of the current moment, throughthe development of knowledge that is indispensable for forming opinions and facing the virus.
Palabras clave : Prática pedagógica
COVID-19
Educação mediada por tecnologias
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense
metadata.dc.publisher.initials: IFSul
Citación : ALVES, Janainne Nunes; FARIA, Bruno Lopes de; LEMOS, Paulo Giovane Aparecido; COSTA, Claudiane Moreira; SILVA, Cléber Silva e; OLIVEIRA, Ramony Maria da Silva Reis. Ciências na pandemia: uma proposta pedagógica que envolve interdisciplinaridade e contextualização. Revista Thema, Pelotas, v. 18, n. ESPECIAL, p. 184–203, 2020. DOI: 10.15536/thema.V18.Especial.2020.184-203.1850. Disponível em: ... Acesso em: ...
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.doi: http://dx.doi.org/10.15536/thema.V18.Especial.2020.184-203.1850
URI : https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/536
Fecha de publicación : 2020
Aparece en las colecciones: Artigos Publicados - Belém

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Artigo_CiênciasPandemiaProposta.pdf5,16 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons