Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/536
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Ciência na pandemia: uma proposta pedagógica que envolve interdisciplinaridade e contextualização
Título(s) alternativo(s): Sciences in the pandemic: a pedagogical proposal that involves interdisciplinarity and contextualization
Autor(es): Alves, Janainne Nunes
Faria, Bruno Lopes de
Lemos, Paulo Giovane Aparecido
Costa, Claudiane Moreira
Silva, Cléber Silva e
Oliveira, Ramony Maria da Silva Reis
Resumo: O fechamento de escolas no Brasil durante a pandemia da COVID-19 deixou milhões de estudantes e professores dependentes da educação mediada pelas tecnologias. Nesse sentido, esse estudo discute a interdisciplinaridade e a mediação tecnológica como alternativas ao processo educacional no contexto emergencial da pandemia. Nossa proposta se desenvolve como aporte teórico metodológico ao ensino remoto e relaciona as unidades curriculares de Matemática, Química e Informática a temas centrais para o diálogo e construção contextualizada do conhecimento. A pesquisa foi desenvolvida em meados do primeiro semestre de 2020 a partir de análises qualitativas e exploratórias associadas ao projeto de ensino do IFNMG/Diamantina. Os conteúdos foram disponibilizados aos estudantes na plataforma Google Classroom e elucidados como informações relevantes para compreensão das características e formas de propagação do coronavírus. A plataforma e a metodologia adotadas permitiram uma boa interação entre os sujeitos, bem como proporcionou que os estudantes adquirissem competências para interpretar a complexidade do momento atual, por meio do desenvolvimento de conhecimentos indispensáveis à formação de opinião e enfrentamento do vírus.
Abstract: The closure of schools in Brazil during the COVID-19 pandemic left millions of students andteachers dependent on technology-mediated education. In this sense, this study discusses interdisciplinarity and technological mediation as alternatives to the educational process in theemergency context of the pandemic. Our proposal is developed as a methodological theoretical contribution to remote teaching and relates the Mathematics, Chemistry and Informatics courses to central themes for dialogue and contextualized construction of knowledge. There search was developed in the middle of the first semester of 2020 from qualitative andexploratory analyzes associated with the IFNMG/Diamantina teaching project. The contents were made available to students on the Google Classroom platform and elucidated as relevant information for understanding the characteristics and ways of spreading the coronavirus. Theadopted platform and methodology allowed a good interaction between the subjects, as well asallowing students to acquire skills to interpret the complexity of the current moment, throughthe development of knowledge that is indispensable for forming opinions and facing the virus.
Palavras-chave: Prática pedagógica
COVID-19
Educação mediada por tecnologias
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense
Sigla da Instituição: IFSul
Citação: ALVES, Janainne Nunes; FARIA, Bruno Lopes de; LEMOS, Paulo Giovane Aparecido; COSTA, Claudiane Moreira; SILVA, Cléber Silva e; OLIVEIRA, Ramony Maria da Silva Reis. Ciências na pandemia: uma proposta pedagógica que envolve interdisciplinaridade e contextualização. Revista Thema, Pelotas, v. 18, n. ESPECIAL, p. 184–203, 2020. DOI: 10.15536/thema.V18.Especial.2020.184-203.1850. Disponível em: ... Acesso em: ...
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Identificador DOI: http://dx.doi.org/10.15536/thema.V18.Especial.2020.184-203.1850
URI: https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/536
Data do documento: 2020
Aparece nas coleções:Artigos Publicados - Belém

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo_CiênciasPandemiaProposta.pdf5,16 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons